Na parte baixa da antiga vila de Idanha-a-Nova, um imóvel com cerca de 7.000 m2, abandonado há cerca de quinze anos, em parte em ruínas, coberto de ervas daninhas, silvas e vegetação rasteira, aguardava o impulso de um cidadão para o transformar num espaço de habitação para as necessidades da comunidade idanhense.
A partir de 2019, manifestámos o nosso desejo de transformar este local abandonado num espaço de vida que possa ser utilizado para responder às necessidades da comunidade local.
Em dezembro de 2020, com o apoio do Dr. Jean-Pierre Willem e da associação humanitária Médecins Aux Pieds Nus, adquirimos esta propriedade para a transformar num projeto que beneficiaria todos, aqui e no estrangeiro.
Há vários meses que retiramos desta propriedade camiões de mato, ramos e vários tipos de resíduos e lixos para descobrir terraços maravilhosos capazes de se tornarem um espaço de vida ecológico para demonstrações práticas, soluções ambientais úteis para o bem-estar, a autonomia e a partilha de conhecimentos entre gerações. Um espaço de encontro e de iniciativas para promover o bem-estar físico, mental, emocional e espiritual de cada um, respeitando as tradições, as culturas, as técnicas e as espiritualidades hoje esquecidas ou negligenciadas pela omnipresente futilidade social do "inútil do mundanismo atual".
Um lugar onde o conhecimento é partilhado, onde as artes e ofícios, a cultura e a agricultura são finalmente reconhecidos como riquezas do tempo, valores que ajudam o ser humano a crescer em todas as suas dimensões.
Um lugar onde todos podem encontrar um "refúgio" para meditar, para se unirem tanto à terra que alimenta os nossos corpos como ao céu que ilumina os nossos corações.
A " (um ambiente familiar acolhedor e cuidadoso), onde os idosos podem desfrutar de uma experiência de fim de vida tranquila, de acordo com os princípios bioéticos definidos pelo Professor Jérôme Lejeune (respeito pela vida humana, evitando aberrações sectárias e científicas). Beneficiarão de cuidados de saúde de acordo com a sua escolha, de uma alimentação adequada e saudável, do acesso a actividades (estimulantes ou calmantes) adaptadas às suas capacidades e desejos, da oportunidade de participar em eventos culturais de qualidade, etc.
O espaço, junto à via romana, nesta zona da antiga vila de Idanha-a-Nova, situa-se num dos Caminhos de Santiago... e pode tornar-se um refúgio de calma e paz para os peregrinos que por ali passam no seu percurso de vida... uma pausa na rotina diária.
Poderá este espaço tornar-se - de acordo com os desejos expressos pela OMS desde os anos 80 - um lugar protegido onde todos, de filosofia ocidental ou oriental, possam beneficiar de serviços básicos de saúde e de cuidados de bem-estar que respeitem a sua educação, a sua filosofia, as suas crenças e a sua cultura, sem dogmatismos nem fanatismos médicos e com o maior rigor terapêutico possível? Um espaço diferente do anonimato de um corredor de hospital ou de uma sala comum de um lar de idosos, privados da sua liberdade... Propomos-te um apoio personalizado e respeitoso, uma presença solidária e estimulante, com uma colaboração ativa - e voluntária -, mini-eventos culturais e refeições biológicas preparadas no local, partilhadas num ambiente de convívio e simplicidade, como uma família...
Cursos de agricultura biológica, saúde, artes e nutrição.
Turismo de bem-estar e saúde oferecido na residência, com tratamentos diários disponíveis.
Brevemente, uma loja biológica com produtos locais e naturais.
Para pessoas que sofrem de doenças degenerativas, deficiências imunitárias ou perturbações digestivas.
"L'ESPACE BIOGAIA", em referência à Terra, está a sofrer uma grande transformação graças à tenacidade de muitas pessoas que lhe dedicam um pouco do seu tempo e um esforço sustentado.