
Événement du 7 Aout 2025 / Evento do 7 de agosto 2025 … “100 ANS APRÈS / 100 ANOS DEPOIS” (100 anos depois)
Espaço RODET – BioGaia – Rua de São Pedro, 62 – Idanha-a-Nova (na parte antiga da Vila, perto do restaurante “Vamos o Manteigas
TARDE (A PARTIR DAS 17H00)
Workshop de fabrico de sushi – os interessados são bem-vindos… (participação livre)
NOITE (19H)
Abertura oficial do evento.
Este evento, realizado num local invulgar, comemora o centésimo aniversário da Exposição Universal de Paris de 1925 e anuncia o evento de 2025 que terá lugar em Osaka, no Japão.
Este espaço atípico foi escolhido por fazer parte da Naturtejo e pela visão de futuro que simboliza. A exposição que vais ver aqui, com projecções de imagens filmadas no BioGaia, será apresentada no porto deUno, local do Festival Trienal de Arte de Setouchi, no Mar Interior de Seto – Osaka, que acolhe esta edição da Feira Mundial, 100 anos depois da de Paris.
Hiroko Kageyama, designer de interiores e artista plástica, conhece a nossa região por dentro e por fora, tendo organizado uma série de eventos que combinam hospitalidade, educação, arte e gastronomia, sobre os quais Armindo Jacinto, Presidente da Câmara Municipal, falará na sua intervenção. Criou estes véus marcantes, representando silhuetas da “La belle époque”, para estabelecer uma ligação artística simbólica entre os dois eventos que juntam o Concelho de Idanha e a Feira Mundial.
Ao longo de um século, as pinturas e silhuetas têm como pano de fundo a natureza do Naturtejo, Património Mundial da UNESCO, e os vestígios vivos da quinta, que remonta a 1883.
Porquê este evento em Idanha?
Devemos estar sempre gratos pelas acções positivas…. E Hiroko (e, através dela, o Japão) faz questão de nos recordar os laços estabelecidos entre o Japão e o Conselho de Idanha, quando 35 jovens japoneses, afectados pelo terramoto de 2011, foram acolhidos no Conselho. Mas deixa-nos ouvir o Presidente da Direção, Armindo Jacinto.
19h15: Discurso de Armindo Jacinto
19h30: Visita à exposição seguida de um
Cocktail partilhado (sushi e produtos locais)
Agradecemos que confirmes a tua presença junto de Francine Rodet (tel. 277 201 132) antes das 12 horas do dia 7 de agosto, para que possamos tomar as providências necessárias…
Aconselhamos que deixes os teus veículos nas imediações do Restaurante Vamos O Manteigas, pois o acesso ao BioGaia é difícil e limitado. Escolhe ténis em vez de saltos altos!
TARDE (INÍCIO ÀS 17H00)
Oficina de produção de Sushi – Sejam bem-vindos… (participação no livro)
Á NOITE (ÀS 19H00)
Abertura oficial do evento.
Este evento, realizado em um local inusitado, comemora o centenário da Exposição Universal de Paris de 1925 e anuncia a de 2025, que acontece agora no Porto de Uno, Osaka no Japão.
Este espaço inusitado foi escolhido pela sua ligação com a Naturtejo e pela visão de futuro a construir o que ela simboliza. A exposição que aqui te convidamos a descobrir, enriquecida por um projeto de imagens filmadas no BioGaia, será apresentada no Porto de Uno, sede do Festival Trienal de Arte de Setouchi, no Mar Interior de Seto – Osaka, que é o cenário desta edição da Exposição Universal, 100 anos depois da exposição de Paris.
Hiroko Kageyama, designer de interiores e artista plástica, conhece bem a nossa região, tendo organizado vários eventos que combinam hospitalidade, educação, arte e gastronomia, que Armindo Jacinto, Presidente do Concelho, abordará na sua intervenção. Ela criou estas velas marcantes, representando silhuetas de “La belle Époque”, para estabelecer um elo artístico simbólico entre os dois eventos que reúnem o Município de Idanha-a-Nova na Feira Universal.
Nesta viagem de um século, as pinturas em silhuetas são apresentadas num duplo contexto natural, o do Naturtejo, Património Mundial da UNESCO, e temporal, nos vestígios vivos desta propriedade, nascida em 1883.
Por que este evento em Idanha?
É sempre apropriado agradecer por ações positivas… E Hiroko (por meio dela, o Japão) faz questão de relembrar os laços formados entre o Japão e o Concelho de Idanha quando este acolheu 35 jovens japoneses traumatizados pelo terremoto de 2011. Mas vamos dar a palavra ao Presidente do Conselho, Armindo Jacinto.
19h15: Testemunho de Armindo Jacinto
19h30: Visita à exposição seguida de um
Lanche partilhado (sushi e produtos locais)
Por favor, confirma a sua presença com Francine Rodet pelo telefone 277 201 132 antes das 12h do dia 7 de agosto para providenciar o serviço de buffet.
Recomendamos que estaciones o teu carro perto do restaurante Vamos O Manteigas, pois o acesso ao BioGaia é difícil e limitado. Os ténis são preferíveis do que os saltos altos!